16 setembro 2017

Review (Especial Rock In Rio): Actually - Pet Shop Boys (1987).

Imagem relacionada

Eu sei, para os meros mortais-adolescentes da geração de 90 como eu, Pet Shop Boys é considerada uma banda qualquer dos anos 80, certo? Errado! Pet Shop Boys foi uma das bandas mais influenciadoras que revolucionaram o cenário eletrônico da música pop. Eu confesso que nunca liguei muito para a banda em si, já havia escutado críticas boas e outras ruins, mas nunca criei uma opinião própria. E mesmo que o meu primeiro contato com PSB seja recente e por conta da line-up do Rock In Rio de 2017, eu precisava falar sobre a importância da banda e do álbum "Actually" para a música.

"Actually" é o segundo álbum da banda Pet Shop Boys, lançado em 1987. Eu sei que poderia começar com o álbum de estréia e depois partir para esse, porém nada melhor do que falar de um disco que conta com os vocais de Dusty Springfield, considerada pela Rolling Stone como uma das melhores vozes de todos os tempos.

A faixa de abertura, "One More Chance" é uma mistura das clássicas músicas dos anos 80 com algo a mais: o instrumental eletrônico. De certo, eles não são a banda que introduziram o electropop no mundo. Nós temos Human League de 1977 e New Order (que também se encaixam em uma eletrônica pós punk), Eurythmics e Depeche Mode em 1980, que com certeza foram de grande inspiração para os Pet Shop Boys.

A segunda música, "What Have I Done To Deserve This?" é uma das minhas preferidas e também, um dos principais hits da banda. Nessa faixa, conseguimos perceber a participação de Dusty. A próxima música, "Shopping" é a que mais se apresenta como eletrônica até agora, pelo uso da voz robótica e dos instrumentais, que são basicamente a essência da música.

Resultado de imagem para actually pet shop boys

"Rent", também é uma faixa de sucesso, se tornando um single. Não é para menos, o álbum Actually reúne grandes performances da banda. Inclusive, "Rent" alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas junto com outras músicas do PSB.

"Hit Music" é um próprio hit e não sai da linha que a banda vem apresentando. Aqui fica um ponto negativo: apesar do álbum ser uma revolução para o pop, nós também percebemos que até essa faixa não há novidades e acaba ficando um pouco maçante. Por outro lado, a música "It Couldn't Happen Here" trás uma mudança de atmosfera. Nessa faixa, a melodia é mais lenta e melancólica. Chega até a se aproximar das baladas dos anos 80, como um Scorpion aos avessos (faz sentido?).

"It's A Sin" uma das músicas mais famosas da banda, também faz parte do álbum. É uma descrição dos momentos que um dos integrantes da banda, Neil Tennant, passou durante sua educação católica. A faixa conta com expressões em latim e amostras de missas. E além disso, essa música foi um grande sucesso no Rock In Rio ontem.


"I Want To Wake Up" tem uma melodia lenta, como em "It Couldn't Happen Here", porém a composição é mais marcante que o instrumental e o refrão é bem repetitivo, como se fosse uma música chiclete, sabe?! Por penúltimo temos "Heart", um dos maiores singles também. Não sei ao certo o que comentar sobre a música, já que não há nenhuma novidade, mas após algumas pesquisas descobri que a música é como uma continuação do álbum anterior da banda, chamado "Please".

Por fim, temos "King's Cross" que tem uma história bem interessante e trágica por trás. Mais ou menos dois meses após o lançamento do álbum Actually, 31 pessoas foram mortas em um incêndio na Estação de King's Cross em Londres. Além disso, as revistas de músicas adicionaram a música "King's Cross" para tocar em seus telefones, assim que alguém ligasse o dinheiro era totalmente revertido para as famílias das vítimas.

Imagem relacionada

Volto a dizer que, olhando por outro lado desconhecido, Pet Shop Boys aparenta ser uma banda qualquer, mesmo após esse post. É estranho, porque talvez sem essa banda nunca ouviríamos ou conheceríamos a música pop como conhecemos hoje. Após muito sucesso nos anos 80, os integrantes da banda, Chris e Neil, trabalharam também em composição de músicas para muitos outros artistas como Madonna, que no meu ponto de vista foi muito influenciada pela banda, e até mesmo David Bowie em "Hallo Spaceboy". E é mesmo uma pena que a banda não seja grandemente reconhecida, mas espero que vocês tenham conseguido sentir o gostinho de Pet Shop Boys e toda a sua genialidade.

Um comentário:

Somos Visíveis e Infinitos disse...

Oi, tudo bem?
Amei esse post! Acredita que amo pop e não conhecia eles?? Fiquei chocada e envergonhada hahahahaha
Vou ouvir tudo agora!
Beijos
http://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br/