01 janeiro 2015

Tonight - Franz Ferdinand


O primeiro post do ano de 2015 tinha que ser do melhor, não é mesmo? E é por isso que eu trouxe uma resenha de um dos meus álbuns preferidos de 2014! Apesar de fazer algum tempo desde que o terceiro álbum da banda escocesa Franz Ferdinand foi lançado, eu só vim dar um foco maior para ele agora e trouxe uma review do CD que eu mais gosto da banda.

Eu sempre fui de escutar músicas avulsas do Franz Ferdinand e como nunca mergulhei a fundo para conhecer a banda, não fazia questão de ouvir um álbum completo. Pois bem, quando conheci a música deles 'No You Girls' parei para pensar que talvez não iria me arrepender dar uma busca sobre o quarteto.

Conheci a banda, tocando a música 'Take Me Out' no Guittar Hero e só conhecia eles por ela mesmo. Até que então encontro o terceiro álbum da banda 'Tonight'. Não, eu não escutei os outros álbuns da banda, mas no meu ponto de vista amador sobre Franz, considerei esse o melhor. Talvez, o melhor que eu escutei em 2014.

Em comparação com algumas músicas que eu andei pesquisando, em 'Tonight' eles conseguiram crescer e amadurecer sua música. Conseguir sair do pós-punk, se assim pudermos dizer, e entrar em um som mais conceitual (talvez).


O conjunto de músicas, doze ao total, conta a história de uma pessoa (talvez/provavelmente uma menina) que passou a noite fora. Com agitação e o manejo das batidas eletrônicas, a banda deu a entender, com suas letras em foco, sobre a noite e o dia seguinte.

A faixa de abertura, 'Ulysses', deixa explícito a marca registrada da banda. Com isso as duas seguintes, 'Turn It On' e "No You Girls' seguem a mesma linha. O mais bizarro sobre 'No You Girls' é que a banda usou ossos humanos para conseguir o som desejado. Após pesquisas e mais pesquisas, achei esse absurdo e um pouco original sobre a música.

Em 'Send Him Away' já vamos acalmando e tanto essa faixa quanto 'Twilight Omens' é um caso curiosos sobre a mudança de estilo da banda, misturando muitas influências. E assim seguimos com 'Bite Hard', que na minha opinião é a melhor faixa do álbum, tendo um ar bem pesado e mostrando para que veio, assim como 'Live Alone'.

Como eu disse antes, tudo indica que o álbum conta uma pequena história e com isso podemos dizer que 'Can't Stop Feeling', 'Lucid Dreams' e 'Dream Again' são a madrugada do álbum, algo prestes a amanhecer. O que podemos tirar a conclusão em 'Katherine Kiss Me', a faixa do amanhecer.


Não consigo definir esse álbum em uma palavra, para muitos pode ser algo decepcionante se quiserem a continuação sonora dos dois primeiros álbuns, então fica á parte de vocês escutar e tirar suas próprias conclusões. Quanto a minha, eu só posso dizer que é brilhante e sombrio, tanto na construção da letra e quanto nas batidas frenéticas. Conseguiu um ponto positivo, ainda mais, por toda a história e originalidade que tem por trás deste álbum. A banda mostrou que saber usar e abusar, conseguindo um efeito explosivo. Eu tenho que dar 4 de 5 estrelinhas para Tonight. Adorei e espero que vocês também gostem.


11 comentários:

Unknown disse...

Achei super legal nunca tinha ouvido falar hahah! Já estou seguindo seu blog, muito lindo *-*

Beijos, Tendenciadas

karol disse...

achei seu blog completamente por acaso e to amando!
Eu amooo Franz, inclusive já fui até em um show deles, são perfeitos ao vivo.
Eu não sei se tenho algum album preferido deles, mas realmente esse é muito bom. Não sei se considero os outros primeiros albuns "pós-punk" mas com certeza esse é muito conceitual. Mas achei muito bacana tudo o que vc escreveu.

bjsss
http://gipsyyy.blogspot.com.br/

Thâmara Ribeiro disse...

Você acabou de me agregar mais um pouco de cultura com este post hahaha' não conheço a banda, mas irei ouvir algumas músicas e ver se me identifico, infelizmente por morar no berço do sertanejo, acabo que me resumo apenas nele. Mas é sempre bom conhecer coisas novas! Adorei seu blog e o jeito que você escreve, clara&objetiva! Beijos e já estou seguindo.
http://www.blogdathamy.com.br/

Janaína de Souza Roberto disse...

Que bom que você voltou, moça! =)
Adooooro Franz Ferdinand, mas assim como você fazia eu só escuto músicas avulsas. Vou ouvir AGORA o álbum pelo youtube. :)
Obrigada pela dica e muita inspiração para 2015!

Beijos,
Nina & Suas Letras

Brubs. disse...

Só conheço algumas musicas, não posso dizer que eu gosto.
http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Nunca tinha ouvido falar... Quero saber mais... Bateu um vírus da curiosidade. haha
http://senhoritait.blogspot.com.br/2015/01/tag-telefone.html

Carla Wolf - Vestindo Ideias disse...

Ai eu adoro ele *-*

www.vestindoideias.com

Criticando por aí - Caroline disse...

Também conheci ele tocando "Take me out", no Guitar Hero! Nostalgia define. Gosto muito das músicas dele, mas ainda não tinha ouvido este CD por inteiro. Vou ouvi :)

Beijos,
Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

Only Inspirations disse...

Já ouvimos falar da banda mais não conhecíamos nenhuma músicas deles.

Beijos


http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

Fabs disse...

Não conhecia essa banda, amei a resenha super bem feita <3
pensamentosdefabs.blogspot.com.br

Sixteen Candles disse...

Franz faz musicas legais e originais! Adoramos ele!